terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Resumo da Série B 2013.

Clássicos que mudaram os trajetos de Avaí e Figueirense.


                Figueirense começou bem o campeonato, figurando no G4 nas primeiras rodadas. Já o Avaí não teve bom início, chegando até a aparecer no Z4. Mas eis que vem o clássico do 1º Turno, no estádio Orlando Scarpelli, sábado, dia 10/08/13. O alvinegro estava em 6º, com 22 pontos, um atrás do 4º colocado, o Paraná. Já o Avaí era apenas 14º, com 16 pontos, dois a mais que o 17º, Guaratinguetá. Tal partida mudou os espíritos e classificação na tabela dos times. Após perder feio em casa para o Avaí por 3 (Marquinhos 2x, Cleber Santana) a 1 (Wellingon Saci), foi a vez do Figueirense emplacar uma sequência de derrotas, e o Avaí vencer jogo atrás de jogo. Gols do clássico, aqui.
                Então, quando muitos davam como certa a subida do Avaí e a permanência do Figueirense na B (houveram uns tolos dizendo que o Figueirense corria risco de cair, mas por favor!), veio o clássico na Ressacada, domingo, dia 03/11/13. O Avaí tinha 53 pontos e estava na 4ª posição. Já o Figueirense era apenas o 10º colocado, com 46. Mas esse jogo, assim como no 1º Turno, mudou os espíritos e a classificação dos times. Após perder feio em casa para o Figueirense por 4 (Thiego, Maylson 2x, Rafael Costa) a 0, foi a vez do Avaí emplacar uma sequência de derrotas, e o Figueirense vencer jogo atrás de jogo. Gols do clássico, aqui.
                Mesmo com a vitória acachapante fora de casa, o sonho de acesso alvinegro estava distante, só com um milagre. Precisava vencer muitos jogos e torcer para que outros times a frente dele(inclusive o Avaí) perdessem. Figueirense foi vencendo, jogo após jogo, e seus adversários foram tropeçando. Tanto que na última rodada o Figueirense, com 59 pontos, dependia apenas dele para voltar a série A. Bastava vencer. Muito "bafafá" de mala branca e preta ocorreram. Muito se falou que estava tudo planejado para o Ceará subir, já que em 2014 é ano de centenário do clube, por exemplo. Mas nada disso ocorreu. Ceará perdeu em casa de 3 a 0 para o time misto do Joinville, Icasa perdeu para o Paraná e o Figueirense apenas empatou com o Bragantino. Apenas um ponto foi o suficiente para devolver o alvinegro para a série A, em 2014. Ano de Copa do Mundo.

                Classificação final dos catarinenses nessa série B:
Chapecoense: 2º 72 pontos.
Figueirense: 4º 60 pontos.
Joinville: 6º 59 pontos.
Avaí: 10º 56 pontos.

                E aqui termino a jornada do blog Catarinense Fagundes com a série B. Ano que vem teremos séries A e B aqui, além da Copa do Mundo. Aliás, falando do Mundial, sexta agora (06/12), às 14 horas, será sorteado os grupos da Copa do Mundo. Eu volto sábado, às 20 horas, com meus comentários sobre os grupos sorteados da Copa.
                Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário