quinta-feira, 14 de março de 2013

Ein prosit na Holanda!


Como vocês sabem, sem jogos da dupla de Floripa, posto alguma curiosidade sobre a Copa das Confederações ou Copa do Mundo. Este post será sobre um fato que ocorreu na Copa de 1974 com a seleção holandesa. Vamos lá!
A Holanda foi vice-campeã da Copa do Mundo na Alemanha, perdendo para os alemães por 2 a 1. Mas o fato curioso passa longe disso. A Laranja Mecânica, como ficou conhecida, era patrocinada pela Adidas, como podemos ver na foto abaixo.
 
Seleção holandesa na Copa do Mundo, em 1974.
           Porém, havia um jogador que era patrocinado pela Puma. O nome dele: Johann Cruyff, um dos maiores jogadores do mundo. Devido a seu patrocínio, Cruyff recusou a vestir a camisa de seu país com as três listras. A solução, como podemos ver na imagem abaixo, foi simples: “Apagaram” uma listra da camisa de Cruyff. Sutil.


Jogo válido pela 2ª Fase da Copa do Mundo. Placar: 4 a 0 Holanda

 E você pensando que essa guerra entre marcas é coisa de hoje? Pois é.

Um fato curioso sobre Adidas e Puma:
Há um longo tempo atrás, os irmãos Adolf e Rudolf Dassler fabricavam calçados esportivos na lavanderia de casa, na Alemanha, em 1924. Mas, como já não bastassem serem alemães, ainda eram irmãos. Aí não podia dar em outra, acabaram brigando e se separaram. Assim, Adolf Dassler, que era chamado de Adi, batizou seus materiais com o nome de Adidas (Adi + Das).
Logicamente, seu irmão mais velho não ficou para trás ao ver tamanha criatividade do caçula e criou a Ruda (Ru + Da). Mas como Deus existe, um amigo lhe falou que esse nome não soava bem. Então ele trocou para Puma, que tinha um som parecido com o nome inicial.
Sim, caros leitores, tudo isso é verdade. Acreditem em mim!
Abraços e até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário