quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Antes, Copa do Rei. Agora, Copa das Confederações.



       Como não tivemos rodada do catarinense, devido ao Carnaval, hoje postarei algumas informações sobre a Copa das Confederações.

A 1˚ edição foi realizada em 1992 e era chamada de “Copa do Rei” (King Fahad Cup), onde participaram apenas quatro seleções, mas só uma sabia algo sobre futebol, a Argentina. As outras três foram: Arábia Saudita (anfitriã), Costa do Marfim e Estados Unidos.

Em 1995 a Arábia Saudita voltou a realizar a competição. Agora, eram seis equipes, a anfitriã, Dinamarca, Argentina, México, Japão e Nigéria. A final foi entre Dinamarca e Argentina. Para surpresa de muitos, a Dinamarca foi campeã, vencendo a final por 2 a 0. Porém, cabe lembrar que a própria Dinamarca havia sido campeã da Eurocopa em 1992, logo, não seria nenhuma surpresa ganhar a Copa do Rei. Ainda mais uma seleção comandada pelos irmãos Laudrup.

Então a Fifa entrou no jogo. Antes estava na arquibancada vendo que tal evento seria algo rentável para ela. Com isso, fez seus negócios e organizou o próximo evento, realizado em 1997, também na Arábia Saudita. Com isso, o nome passou a ser “Copa das Confederações”, contando com 8 seleções, representando os seis continentes.

Só a partir de 2005 ela deixou de ser disputada de 2 em 2 anos, sendo realizada um ano antes da Copa do Mundo. Ficou, assim, conhecida como um preparativo para a Copa do Mundo. Tanto para as seleções participantes quanto para o país sede.

Será um termômetro de como será a Copa do Mundo do ano que vem. É aguardar para ver!

Abraços!

Um comentário:

  1. caramba, a primeira edição é mítica...rsrs nem sabia desses fatos. Nem sabia que tinhas esse blog, curti!

    ResponderExcluir